Histórico
O Laboratório de Games Educativos (LAGE), foi fundado em agosto de 2015 pelo professor Manoel Ribeiro Filho, da FACEEL, com o objetivo de produzir jogos educativos em diversas áreas do conhecimento, preferencialmente para ser usada como ferramenta auxiliar em turmas do ensino fundamental e ensino médio. A equipe inicialmente formada por dois alunos de mestrado, dois alunos de iniciação científica (graduação), e três alunos de graduação desenvolvendo Trabalho de Conclusão de Curso, fizeram o projeto e implementação de dois jogos educativos, um da área de matemática e outra de história, que foram testados por alunos da oitava e nona série do ensino fundamental da cidade de Marabá.
O de matemática foi um jogo de plataforma 2D, chamado de Jogo Serra Pelada, porque o cenário foi baseado na da mina de ouro Serra Pelada. O de História, chamado de jogo Marabá, foi um jogo de aventura 3D, que conta fatos da fundação da cidade de Marabá e do ciclo econômico do caucho. Na aba publicações estão disponíveis alguns artigos sobre esses dois jogos, publicados em 2016, e na aba baixar games, você pode baixar e jogar esses dois jogos.
Começando em agosto e 2017 indo até setembro de 2019 desenvolvemos um jogo de plataforma para a celulares (Android), sobre a guerrilha do Araguaia, chamado Araguaia – A Saga do Osvaldão. Esses jogos foram desenvolvidos por alunos de graduação da FACEEL, bolsistas de iniciação científica e de extensão, com a supervisão de um professor do curso de História da Unifesspa. O jogo foi testado por alunos do terceiro ano do ensino médio de algumas escolas de Marabá. Na aba publicações estão disponíveis alguns artigos sobre esse jogo, e na aba baixar games, você pode baixar três aplicativos Androids, que descrevem acontecimentos da Guerrilha do Araguaia.
Atualmente estamos desenvolvendo um jogo para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, com conteúdo transversal (português, história, matemática). O projeto desse jogo está sendo desenvolvido por alunos de iniciação científica da FACEEL em conjunto com o NETIC – Núcleo Eletivo em Educação, Tecnologias Informáticas Comunicacionais, da Faculdade de Educação da Unifesspa. O desenvolvimento desse jogo se iniciou em agosto de 2019, com previsão de finalização para junho de 2020.