Projetos
Laboratórios virtuais
Laboratório Virtual - Simulador de Física - Força de Atrito:
Simulador de Física - Força de Atrito é uma experiência onde é possível aplicar uma força externa horizontal em um bloco posicionado sobre uma superfície. É possível alterar as propriedades do sistema bloco, chão e força aplicada como: massa, coeficientes de atrito (estático e dinâmico) e força aplicada. É possível utilizar materiais pré-definidos com os valores dos coeficientes de atrito pré-definidos, ou, alterar os valores de forma customizada para observar o comportamento do movimento com estes valores.
Laboratório Virtual - Simulador de Ambiente Solar
Simulador de Ambiente solar é um aplicativo onde é possível observar os diferentes tipos de configurações de ambiente solar, nele é possível observar os componentes dos ambientes solares off-grid e on-grid.
Jogos disponíveis para Download
Jogo Marabá
Jogo educacional com tema histórico sobre a fundação da cidade de Marabá, no estado do Pará, e o seu primeiro ciclo econômico, o ciclo do caucho. O jogo possui duas fases: a fase 1 que ocorre na área do Pontal (encontro dos rios Itacaiúnas e Tocantins), onde a missão será o reflorestamento com árvores de caucho; e a fase 2 que ocorre no encontro das ruas 27 de março e Quintino Bocaiuva, onde a missão será a construção de uma nova “Casa Marabá”.
Disponível para download na plataforma Windows na aba Baixar Games
Jogo Serra Pelada
Jogo de plataforma educativo, que apresenta conceitos de geometria utilizando a Matriz de Referência de Matemática da 9º ano do ensino Fundamental: com o tema I; Espaço e forma. Tendo como cenário do jogo o garimpo de Serra Pelada, no enredo o personagem principal é um garimpeiro que luta com garimpeiros inimigos que tentarão impedi-lo de conseguir completar seus objetivos.
Disponível para download na plataforma Windows na aba Baixar Games
Jogo Araguaia – A Saga De Osvaldão
Jogo educativo cujo tema é a guerrilha do Araguaia, com base em artigos, livros e filmes sobre esse acontecimento histórico e focalizado na figura do Osvaldão, o mais popular entre os guerrilheiros e possuidor, segundo relatos da população local, de poderes sobrenaturais.
O cenário do jogo é construído e estruturado dentro da região onde ocorreu a guerrilha, ou seja, à esquerda do rio Araguaia, com limites entre o rio Caianos e a cidade de São Domingos, com densa vegetação, como era na época da guerrilha, constituída de Castanheiras e Babaçus, que forneciam alimentação de alto valor energético e muita caça como veado, porcos selvagens, tatu, paca, jabuti e outros.
A distribuição do jogo é realizada em três aplicativos. O primeiro aplicativo, refere-se ao período de ambientação dos guerrilheiros na região, mostra que o Osvaldão foi o primeiro guerrilheiro a chegar no Araguaia e algumas atividades que ele exerceu como pesca, caça e coleta de castanha do Pará. O segundo aplicativo mostra o relacionamento dos guerrilheiros com a população, treinamento militar dos guerrilheiros e o início do conflito armado, conhecido na literatura como primeira campanha. O terceiro aplicativo mostra alguns episódios da terceira campanha, quando os guerrilheiros são derrotados e o jogo finaliza com a morte do Osvaldão.
Disponível para download na plataforma Windows na aba Baixar Games
Projetos de Extensão
Título: Construção de Jogos Educativos e Implantação em Escolas Públicas da Cidade de Marabá
Projeto de extensão PIBEX 2016- 2017
Esse programa de extensão, aprovado da chamada pública do edital PIBEX2016 da Unifesspa, tem como objetivo final a implantação de jogos educativos em escolas públicas da cidade de Marabá-PA. Dois desses jogos educativos com temáticas relacionadas a História local (fundação de Marabá e garimpo de Serra Pelada) já foram construídos em projetos de pesquisa coordenados pelo proponente deste programa de extensão e foram testados obtendo resultados positivos quanto a sua aplicabilidade no ensino, de acordo com a metodologia de avaliação de jogos educacionais proposta, que se fundamenta na percepção dos professores e estudantes que tiveram acesso aos jogos. Um terceiro jogo será elaborado através do programa ora proposto, voltado para o tema da Guerrilha do Araguaia (1972-1975), e implantado nas escolas em conjunto com os outros jogos já desenvolvidos. Para tanto, inicialmente será realizado um trabalho de pesquisa objetivando a constituição do enredo e roteiro do jogo, onde serão desenvolvidas leituras e oficinas sobre a temática da “Guerrilha” por parte da equipe multidisciplinar que irá compor o programa. Após o desenvolvimento do jogo, serão feitas oficinas com os professores e discentes das escolas, visando apresentar a proposta dos jogos e as suas possibilidades de apropriação como recurso didático-pedagógico e elemento facilitador de uma aprendizagem lúdica.
Título: Construção de um Jogo Educativo Sobre a Guerrilha do Araguaia para Celulares e Implantação em Escolas do Ensino Médio da Cidade de Marabá
Programa de extensão PIBEX 2017- 2019
Esse programa de extensão tem como objetivo final a construção de um Jogo Educativo, no estilo plataforma, sobre a Guerrilha do Araguaia, para dispositivos móveis, com foco na atuação do guerrilheiro Osvaldão, e a sua implantação em Escolas do Ensino Médio da Cidade de Marabá. Além de implantar o jogo em algumas escolas, após a realização de oficinas com professores e alunos, o jogo será disponibilizado em um site da Unifesspa, de onde poderá ser baixado e instalado como aplicativo em aparelhos celulares.
O Jogo terá duas fases: Primeira Fase: Período de inserção de Osvaldão e seus companheiros guerrilheiros na região do “Bico do Papagaio” (1966-1971). Segunda Fase: Período de combate da Guerrilha (1972-1974). A primeira fase já foi construída, por alunos de graduação da Unifesspa, na plataforma desktop e testada com boa aceitação em um colégio particular do ensino médio da cidade de Marabá. A equipe tentou levar o jogo, também para escolas públicas, mas encontrou dificuldades devido a baixa qualidade dos computadores, tanto de hardware como de software, onde usam um sistema Linux antiquado e principalmente a falta de manutenção torna muito difícil a utilização do jogo por parte de alunos e professores. A equipe, constatou que a grande maioria dos alunos das escolas públicas possuem aparelhos celulares com capacidade suficiente para rodar jogos no estilo plataforma. Por isso pretende-se por meio desse programa de extensão, migrar a primeira fase do jogo para a plataforma android, por ser a mais popular entre os alunos das escolas publicas. Logo em seguida, o trabalho prosseguirá com a construção da segunda da fase, a do conflito armado, que é mais complexa que a primeira fase. Após o desenvolvimento do jogo, serão feitas oficinas com os professores e discentes das escolas, visando apresentar a proposta do jogo e as suas possibilidades de apropriação como recurso didático-pedagógico e elemento facilitador de uma aprendizagem lúdica. Após a realização das oficinas e com base em um trabalho conjunto com professores do ensino médio que usarem o jogo como atividade complementar em suas aulas, será elaborado um material didático para facilitar o uso do jogo, por professores e alunos que não participaram das oficinas. O jogo e o material didático serão então disponibilizados no site do LAGE
Projetos de Pesquisa
Título: Estudo e Implementação de Tecnologias Interativas na Educação
Projeto de pesquisa aprovado no IGE e cadastrado na PROPIT 2018-2010
Projeto, Implementação e implantação de um Jogo Digital Educativo para Alunos do Quinto ano do Ensino Fundamental, com conteúdo transversal (matemática, história e geografia). O projeto e a implantação (teste nas escolas) do jogo educativo está sendo desenvolvido em conjunto com o NETIC – Núcleo Eletivo Em Educação, Tecnologias Informáticas E Comunicacionais -, coordenado pela professora Letícia Souto Pantoja, da Faculdade de Educação da Unifesspa. No LAGE, trabalham alunos bolsistas e voluntários da FACEEL, orientados pelo professor Manoel Ribeiro. Esses alunos vão trabalhar no projeto e implementação do jogo. Os orientados da professora Letícia, no NETIC, vão trabalhar no projeto e implantação do jogo. São realizadas reuniões de trabalho com todos os alunos envolvidos no projeto.